segunda-feira, 26 de julho de 2010

Férias nos faz mais felizes do que bens materiais

Kleyson Barbosa


Ula, ula de lá.
Quebra, quebra daqui…

Uma pesquisa americana concluiu que viagens ou passeios de férias deixam as pessoas mais felizes do que a compra de bens materiais.
Isso acontece porque as experiências que temos em nossas viagens são pessoais e únicas – ou seja, difíceis de se comparar com a de outras pessoas. Quando você compra um gadget da moda, por exemplo, a tendência é que se desaponte quando conhece alguém que tenha um objeto melhor ou mais moderno que o seu.
Já com as memórias de viagem isso não acontece. Elas não são passíveis de comparação, já que só pertencem a você. É por isso que a sensação de felicidade dura mais.
E aí, está esperando o que para programar o próximo roteiro de viagens?

(por Kleyson Barbosa)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Gênio ou criança?


Será que a arte abstrata é mesmo coisa que qualquer pirralho é capaz de fazer?

por Texto Tiago Cordeiro

Marla Olmstead pintou seu primeiro quadro com menos de 2 anos de idade numa tela dada pelo pai, Mark, ele mesmo um pintor amador. Aos 3 anos, em 2004, a menina ganhou uma exposição na galeria Fine Arts, em Binghamton (interior do estado americano de Nova York). Na noite de abertura, 2 mil pessoas compareceram. Seus 24 quadros em tinta acrílica, de até 1,5 metro de altura, foram arrematados por US$ 40 mil no total. Quem não conseguiu o seu entrou em uma lista de espera, enquanto críticos de arte a comparavam a Pablo Picasso e Jackson Pollock. No começo de 2005, quadros da criança valiam US$ 25 mil cada. “Marla tem algo que muitos artistas procuram a vida inteira e não encontram”, disse, na época, Anthony Brunelli, o dono da galeria.

Mas, em fevereiro de 2005, o programa de televisão 60 Minutes exibiu um perfil da menina e mostrou uma cena em que ela pede ajuda a Mark para pintar uma de suas telas. A suspeita de que o talento mirim de arte abstrata era uma fraude manipulada pelo próprio pai fez com que o preço das obras de Marla despencasse, e a fila de espera, de 200 pessoas, caiu para zero em dois dias. Hoje Marla tem 7 anos e continua pintando, mas só vende seus quadros pela internet. A história foi transformada em um documentário, Pintora aos 4 Anos, dirigido por Amir Bar-Lev e exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro. Qual o valor artístico das pinturas abstratas de Marla? Seus quadros valem menos se ela contou com a ajuda do pai?

“Não existe arte infantil, assim como não existe engenharia infantil. O artista tem um propósito, uma angústia que a criança não tem”, diz o crítico de arte Fábio Magalhães. Mas, para ele, na arte abstrata, fica mais difícil definir onde está a genialidade. “O fato de os quadros de uma criança serem confundidos com os de um pintor abstrato facilita a fraude.” Nas imagens desta página, tente descobrir o que é o quadro de uma criança e o que é obra de um pintor abstrato consagrado. Você vai precisar de um espelho para ver a resposta, que está na lateral.