terça-feira, 6 de julho de 2010

Gênio ou criança?


Será que a arte abstrata é mesmo coisa que qualquer pirralho é capaz de fazer?

por Texto Tiago Cordeiro

Marla Olmstead pintou seu primeiro quadro com menos de 2 anos de idade numa tela dada pelo pai, Mark, ele mesmo um pintor amador. Aos 3 anos, em 2004, a menina ganhou uma exposição na galeria Fine Arts, em Binghamton (interior do estado americano de Nova York). Na noite de abertura, 2 mil pessoas compareceram. Seus 24 quadros em tinta acrílica, de até 1,5 metro de altura, foram arrematados por US$ 40 mil no total. Quem não conseguiu o seu entrou em uma lista de espera, enquanto críticos de arte a comparavam a Pablo Picasso e Jackson Pollock. No começo de 2005, quadros da criança valiam US$ 25 mil cada. “Marla tem algo que muitos artistas procuram a vida inteira e não encontram”, disse, na época, Anthony Brunelli, o dono da galeria.

Mas, em fevereiro de 2005, o programa de televisão 60 Minutes exibiu um perfil da menina e mostrou uma cena em que ela pede ajuda a Mark para pintar uma de suas telas. A suspeita de que o talento mirim de arte abstrata era uma fraude manipulada pelo próprio pai fez com que o preço das obras de Marla despencasse, e a fila de espera, de 200 pessoas, caiu para zero em dois dias. Hoje Marla tem 7 anos e continua pintando, mas só vende seus quadros pela internet. A história foi transformada em um documentário, Pintora aos 4 Anos, dirigido por Amir Bar-Lev e exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro. Qual o valor artístico das pinturas abstratas de Marla? Seus quadros valem menos se ela contou com a ajuda do pai?

“Não existe arte infantil, assim como não existe engenharia infantil. O artista tem um propósito, uma angústia que a criança não tem”, diz o crítico de arte Fábio Magalhães. Mas, para ele, na arte abstrata, fica mais difícil definir onde está a genialidade. “O fato de os quadros de uma criança serem confundidos com os de um pintor abstrato facilita a fraude.” Nas imagens desta página, tente descobrir o que é o quadro de uma criança e o que é obra de um pintor abstrato consagrado. Você vai precisar de um espelho para ver a resposta, que está na lateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.