segunda-feira, 12 de abril de 2010

Que tal bloquear memórias de medo.


Pesquisadores da Universidade de Nova York descobriram que as memórias podem ser modificadas e tornadas menos assustadoras se forem revividas e modificadas logo apos serem revividas.

As memorias são susceptíveis de serem reescritas, num período de tempo de tres minutos a seis horas, apos serem revividas.

A experiência foi feita com 20 voluntários sentados na frente de um computador onde foram mostrados quadrados com diferentes cores. Quando a cor azul aparecia na tela um choque era sentido no punho. No dia seguinte os voluntarios viam de novo os quadrados de cor azul para reativar a memória. Sensores colocados na pele mostravam que os participantes suavam e o nível de stress aumentava.

Para apagar a memória que ligava os quadrados de cor azul com dor, os voluntários foram colocados em um treino sem dor. Quando os voluntários foram retestados um dia depois, o medo associado aos quadrados azuis tinha desaparecido, mas somente nos participantes cujas memórias foram reescritas logo após serem ativadas.

Aqueles que tiveram, depois de seis horas revivido as suas memórias no treino sem dor, não tiveram as suas memorias modificadas.

A novidade deste estudo poderá ter importantes implicações no tratamento de medos e ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.