sexta-feira, 28 de maio de 2010

Auto-estima sinônimo de sucesso


Os manuais e livros intitulados de auto-ajuda já se incorporaram à vida moderna. Cada vez mais esse genêro de literatura se encontra entre os mais vendidos com inúmeros best-sellers. Muita gente encontra inspiração nos conselhos da auto-ajuda em busca da realização pessoal e profissional. Na lista dos livros mais vendidos do genêro, os títulos de maior sucesso ensinam a ficar rico em pouco tempo, a conquistar a felicidade, a atrair a sorte para si próprio e a galgar degraus no trabalho rapidamente - muitas vezes funciona, outras não.

Se todos os títulos de auto-ajuda fossem colocados em uma centrífuga, o conselho fundamental que daí resultaria com certeza seria: goste de você, tenha confiança em si mesmo, acredite em sua capacidade. Em resumo: preserve e eleve sua auto-estima.

Os psicólogos, coachs, conselheiros de executivos e os próprios executivos são unânimes em afirmar: A auto-estima é uma das principais ferramentas com que o ser humano deve contar para enfrentar os desafios do cotidiano. Ela determina, entre outras coisas, a forma como construimos relacionamentos e percebemos o mundo. A auto-estima é o conceito mais estudado na psicologia social, e há um bom motivo para isso. Ela é a chave para a convivência harmoniosa no mundo civilizado.

A auto-estima é a melhor aliada do sucesso na vida pessoal e profissional. Não há idade-limite para conquistá-la! Antigamente, acreditava-se que o grau de auto-estima de uma pessoa era determinado na infância e se preservava intocado ao longo da vida. A boa notícia é que, nos últimos anos, a psicologia derrubou essa teoria. Hoje se sabe que é possível desenvolver a auto-estima em qualquer idade e mantê-la elevada para sempre.

A seguir algumas dicas para desenvolver e preservar essa poderosa ferramenta de sucesso, denominada: Auto-estima.

Examinar o passado – Fazer Psicoterapia. Esse é um passo crucial para elevar a auto-estima. Ao fazer essa retrospectiva, é possível perceber que alguns erros do passado podem ser corrigidos e outros não. Ao deparar com o que não pode ser mudado, o melhor a fazer é aceitar a situação, aprender com as experiências s e focar no que pode ser melhorado.

Dar um sentido à vida. Realize um Processo de Coaching Análise suas crenças e atitudes em busca daquilo que realmente te faz bem. Trace uma trajetória profissional e pessoal ou seja, Descubra sua missão de vida.

Achar um meio-termo. Quem sofre de baixa auto-estima costuma seguir a linha de pensamento do "tudo ou nada", ou seja: se uma tarefa realizada não saiu perfeita, foi um tremendo fiasco. Há uma grande diferença entre dizer "Eu fracassei três vezes" e "Eu sou um fracasso". É preciso quebrar essas crenças disfuncionais em busca de um meio-termo. Uma tarefa que não saiu perfeita dessa vez pode ser melhorada no futuro.

Focar os aspectos positivos. Em quase 100% dos casos de pessoas que sofrem de baixa auto-estima é possível perceber que elas tendem a concentrar sua atenção apenas nos aspectos negativos de determinada situação ou resultados. Ao se concentrar nos pontos positivos, a percepção do indivíduo sobre si ou sobre uma situação muda para melhor.

Comentar com a família e os amigos as realizações positivas. Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, da Associação Americana de Psicologia, concluiu que alardear o próprio sucesso ajuda a reforçar a autoconfiança e a elevar a auto-estima e neutraliza os pensamentos de autodepreciação.

Fazer ginástica e exercícios fisícos. Vários estudos mostram que a prática regular de exercícios ajuda a elevar a auto-estima. A prática de exercícios regularmente ajuda na liberação de serotornina um dos neurotransmisorres responsáveis pelo bem estar. A ginástica aumenta a auto-estima dos praticantes porque melhora a saúde e a qualidade de vida em geral.

Faça Cursos e Treinamentos Motivacionais e Comportamentais. As vezes precisamos de um "empurrãozinho" para desenvolver nossa Auto-estima. Em muitos casos a realização de um curso ou treinamento motivacional/comportamental se configura a melhor opção!

De 0 a 10 - Como vai a sua Auto-estima?


José Roberto Marques - Master Coach Trainer

Diretor Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.