quarta-feira, 19 de maio de 2010

Programação Neurolinguística...


Publicitários, Médicos, Arquitetos, Administradores de Empresas, Advogados, Modelos e Donas-de-Casa. Nunca uma mesma ciência foi tão útil aos mais diversos profissionais. A Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL, utiliza seu conjunto de técnicas, pressupostos e conceitos tendo como um de seus principais objetivos reprogramar o cérebro desenvolvendo o potencial, competências e habilidades. Segundo Richard Bandler, um dos criadores da PNL ela pode ser caracterizada como:

"O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA."

Em termos mais amplos e abertos a pnl poderia ser definida como:

"O ESTUDO DE COMO REPRESENTAMOS E PERCEBEMOS A REALIDADE NEUROLOGICAMENTE E DE COMO PODEMOS ALTERAR ESTA REPRESENTAÇÃO PARA ATINGIRMOS RESULTADOS DESEJADOS."

A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos resultantes da experiência perceptiva dos nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas, as sensações somáticas. Emoção, Cognição e Fisiologia estão intimamente ligados. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte "Lingüística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.

A "Programação" refere-se à maneira como organizamos nossas idéias e ações à fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

Essa fantátisca e flexível metodologia de como nós pensamos e agimos surgiu na década de 70 através de Richard Bandler na época estudante de matemática e sistemas e John Grinder estudante de linguística e Psicologia. Juntos desenvolveram um conjunto de pressupostos, técnicas e modelos denominado Programação Neurolinguística. Desde então, a PNL vem se desenvolvendo constantemente com diversos expoentes mundiais como: Robert Dilts, Michael Grinder, Robert MacDonald, Deborah Bacon, Bernd Isert, Joseph O'Connor, Todd Epstein e outros. Muitos com quais tive o prazer de ser treinado pessoalmente.

Em um mundo cada vez mais competitivo, é vital saber estabelecer parcerias, compartilhar informações, compreender diferentes pontos de vista. Dessa forma construímos relações saudáveis, motivadoras e adquirimos qualidade de vida. Através da Programação Neurolinguistíca, você pode desenvolver de forma rápida e prática este potencial para ir descobrindo "como" atuar diante das diferentes situações de adversidade e pressão que compõem a vida.

A Programação Neurolinguística utiliza a linguagem como mecanismo para alterações neurológicas desenvolvendo o potencial de um profissional ou equipe, maximizando o desenvolvimento de Lideranças e Profissionais de Alta Performance.

José Roberto Marques

Diretor Executivo Instituto Equilibrium

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.