sexta-feira, 14 de maio de 2010

Coaching nas Empresas



Apesar de estar no Brasil já há muitos anos, o Coaching só começou a ficar conhecido em 2000 e ganhou força no meio empresarial a partir de 2003. Isto coincide com o nível cada vez mais exigente das organizações com a qualidade de atuação de seus líderes e colaboradores em um mercado globalizado e, também, com uma tendência mundial de se repensar o Ser Humano como o verdadeiro motor das organizações, digno de cuidados especiais como: desenvolvimento, treinamento e capacitação. É nessa nova perspectiva mundial que o Coaching é diferencial certo para o sucesso.

Um "coach" é um personal-training mental/emocional que auxilia as pessoas a atingir metas profissionais e pessoais. Nas empresas, funciona como um consultor diferenciado porque atua na área humana, no desenvolvimento de diretores, gestores, colaboradores e executivos, o que acaba resultando em mudanças positivas na condução dos negócios e no ambiente de trabalho. Resultados extraordinários só podem ser obtidos através de pessoas extraordinárias. O Coaching é a ferramenta mais pragmática e poderosa para se construir equipes e pessoas de alta performance.

O Coaching nas Empresas atualmente é um diferencial extremamente competitivo pois, desenvolve competências como liderança, auto-confiança, iniciativa e comunicação, além da habilidade de lidar com adversidades. Nos EUA, 40% dos executivos já passaram pelo processo de coaching. O método é tão difundido que muitas empresas oferecem o serviço de um "coach" como benefício do cargo.

Sem dúvida, o processo de Coaching é um momento privilegiado de interação e reflexão, no qual o profissional conta com a percepção e a escuta refinadas de um Consultor/Coach, para repensar seus próprios caminhos profissionais, descobrindo e escolhendo as melhores formas de se desenvolver e promover desenvolvimento à sua volta.

No Brasil, algumas empresas, como a Petrobras, Nestlé, O Boticário, HSBC e Banco do Brasil, já utilizam o método entre seus executivos. O "coaching" é personalizado, uma assessoria privada, mas também pode ser ensinado por meio de treinamentos "in company", para determinado número de profissionais da mesma empresa.

O Coaching nas empresas pode ser utilizado para:

  • Estabelecimento de uma cultura de Coaching na empresa;
  • Desenvolvimento de capacidades de liderança nos executivos da empresa;
  • Trabalho específico para melhoria de performance de um grupo de profissionais;
  • Implantação de um programa para transformar os gerentes da empresa em coaches;
  • Desenvolvimento de visão e missão da empresa;
  • Estabelecimento de planejamento estratégico e de marketing;
  • Melhoria no desempenho de profissionais com dificuldades de performance;
  • Resolução de conflitos internos.

Autor: Psicoterapeuta e Coach, José Roberto Marques - Diretor Instituto Equilibrium e do Instituto Brasileiro de Coaching

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.