sexta-feira, 28 de maio de 2010

Destacando – se na competitividade


No futuro teremos dois tipos de profissionais... Os de alta performance e os desempregados.

Teremos dois tipos de empresas… As quebradas e as de sucesso.

Em qual grupo você deseja estar? Quais são suas metas e seus objetivos? Você anda se desenvolvendo em busca da Alta Performance?

Quanto mais o tempo passa, mais fica evidente que vamos receber cada vez menos para fazer o que todo mundo faz... O sucesso hoje depende das pessoas de alta performance, pessoas que fazem o que a maioria não faz, pessoas competentes. Os vencedores fazem o que os perdedores não sabem fazer. Percebemos que só irão sobreviver os mais capazes, os mais competentes, sejam empresas ou profissionais. Hoje, no Brasil, 800 empresas quebram por dia e ao mesmo tempo abrem 1.500 novas, existe muita competitividade, o Mercado cada vez mais é “darwiniano” ou seja, seletivo.

A cada dia é visível uma mudança de postura. As empresas no passado trocavam serviços ou produtos por dinheiro. Hoje, as empresas de sucesso fazem amigos enquanto fazem negócios. Antigamente as empresas tinham funcionários hoje elas possuem colaboradores, profissionais que vestem a camisa e são verdadeiros guerreiros. Trabalham com prazer. Não cumprem apenas as obrigações.

Quanto mais os anos passam mais se percebe que o trabalho é um prazer e a vida é uma alegria. Quando o trabalho é um dever, a vida é uma escravidão. E este duplo sentimento está presente no sucesso ou fracasso de uma organização. Existe outro fator importante nas empresas do futuro, as empresas de sucesso. Elas formam líderes competentes. E, neste foco, um dado preocupante da pesquisa do Instituto Gallup: 79% dos brasileiros são desmotivados no trabalho.

A pergunta chave para descobrir o que deve fazer é: Por que as empresas quebram? Porque perdem os seus diferenciais competitivos, não inovam, não criam produtos e serviços novos, param no tempo, não treinam, não acompanham as mudanças na velocidade exigida pelo mercado. Fecham suas portas porque se preocupam mais em vender e esquecem a essência do negócio: a rentabilidade e principalmente as pessoas.

A verdede do negócio é que empresa nenhuma no mundo se destaca a não ser por pessoas. As empresas investem milhões em prédios, máquinas, equipamentos... E tem certa dificuldade em investir alguns milhares em pessoas, em treinamentos que desenvolvam suas potencialidades, em programas motivacionais que busquem o conhecimento, o comprometimento, o entusiasmo pelo trabalho e pelo negócio. Exemplificando, joga-se um caminhão de dinheiro fora investindo milhares numa frota e não investindo uns poucos reais no treinamento dos motoristas. E estes, não comprometidos, desmotivados e desconhecedores de regras acabam desviando combustível, arrebentando com pneus, estourando diferenciais, burlando satélites e por aí afora... Causando um prejuí­zo enorme.

Outro fator chave nas organizações é a liderança. O grande desafio dos profissionais, notadamente líderes e gestores deve ser inspirar pessoas. O segredo é fazer com que as pessoas trabalhem querendo experimentar o seu melhor.

O líder de sucesso destaca-se na multidão. As pessoas trabalham em função do seu chefe. Quando não há identificação dos colaboradores com o líder, a equipe, as pessoas preferem o risco de ficar desempregadas a viverem ao lado dele.

O melhor que se pode dizer das empresas de sucesso é que elas não caem na armadilha dos iguais. Não basta ser o melhor, tem que ser diferente!

Paz e Luz!


José Roberto Marques - Master Coach Trainer

Diretor Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.