segunda-feira, 17 de maio de 2010

Motivação no Mundo Corporativo


A auto motivação passou a ser requisito básico para quem deseja se destacar no mundo corporativo. A capacidade de motivar os outros, conseguir cooperação e comprometimento com a missão e metas da empresa é uma habilidade básica para qualquer aspirante a cargos de liderança. Ou seja, motivação é um tópico de extrema importância na gestão empresarial, nos desafios profissionais e na vida pessoal. A motivação está implícita em qualquer discussão sobre resultados, trabalho em equipe, superação, objetivos e mudanças como uma base de sustentação para qualquer resultado que se deseja atingir.

Todo os anos são investidos milhões de reais em estratégias motivacionais como: Programas de endomarketing; Confraternizações; Palestras motivacionais; Planos de bonificação; Premiação por resultados e muitos outros. Tudo com a inteção de dar aquela famosa "injeção de ânimo" nos colaboradores e equipes. Diante de tais aspectos o que se vê são poucas ações efetivas para manter pessoas motivadas, o máximo que encontramos por aí são algumas ações criativas, grandes doses de boa inteção e boa vontade, mas muitos e muitos equívocos, ações sem fundamentação teórica, sem resultado e sem planejamento, dinheiro gasto a toa.

É importante lembrar que motivar é suprir uma necessidade, ou demanda, interna. Se não existe necessidade ou se não sabemos qual necessidade deve ser suprida, não existe ação motivacional. Além disso, não podemos perder de vista que as pessoas possuem necessidades diferentes, por isso, uma estratégia que serve para uma pessoa pode não ter qualquer efeito sobre outra.

Para ser efetiva, a implantação de um programa ou plano motivacional precisa considerar alguns aspectos essenciais das teorias e dos estudos sobre o comportamento humano e, mais especificamente, sobre a motivação.

Motivar pessoas é mesmo uma tarefa complexa. Por isso, é muito mais fácil desmotivar…Então, se você pretende criar um bom projeto motivacional ou motivar melhor seus empregados e subordinados, o melhor caminho é fazer uma pesquisa um pouco mais aprofundada sobre o tema. Na própria internet existe muito material entretanto, a melhor opção sempre é contratar uma empresa especializada, capacitada e com experiência! Assim, você terá bons motivos para celebrar os bons resultados!

Conte com a gente!

José Roberto Marques - Diretor Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.